As vendas de automóveis cresceram 24% em julho em relação ao mesmo período no ano passado e 19% comparado a junho, segundo pesquisa da Bright. O aumento tem a ver com os incentivos concedidos pelo governo, porém, a preocupação do mercado é de nova queda nos próximos meses.
Quem entra como um dos protagonistas no cenário de vendas de carros é o marketing digital, que entrega às montadoras resultados impressionantes de conversão, principalmente em momentos de baixa expectativa como o que está por vir.
“Hoje, a jornada do consumidor de carro é 90% digital. O cliente quando entra na concessionária já está com tudo decidido e simulado na internet, desde o modelo, cor, acessórios que vai querer e preço a pagar”, explica Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group.
Segundo a Weach, entre 2021 e 2022, campanhas garantiram aumento no faturamento da indústria automotiva de 200%. Entre janeiro e março de 2022, os números de resultado de uma campanha para uma montadora chegaram a mais de 14 mil leads gerados, e destes, 4% se tornaram emplacamento de carros: mais de 450 veículos vendidos por meio de campanha em mídia digital. Isso significa média de ROAS (Return on Ad Spend/Retorno sobre Investimento em Anúncio) de 26, ou seja, a cada 1 real gasto com mídia na Weach, voltaram R$ 26,00 para o anunciante.
Um dado mais recente, do mês passado, com outra fabricante, aponta a conversão em vendas de uma campanha de marketing digital de 5%. “Um dos segredos para performance com números tão altos é a perenidade da campanha, que praticamente nunca sai do ar”, avalia Daniel.
A eles são apresentados anúncios de veículos desejáveis e promoções atrativas de forma segmentada em diversas plataformas online. O marketing digital, além de criar uma experiência envolvente, também permite que as montadoras e concessionárias compreendam melhor as preferências e necessidades dos consumidores.
“As campanhas de marketing digital com resultados de ROAs de 2 a 3 dígitos, normalmente são pensadas com fluidez em seu storytelling, e essa fluidez pode ser gerada com criativos assertivos e principalmente com inteligência de frequência nas suas entregas, passando por brand safety, assertividade in target e viewability que são KPis que precisam ser garantidos na entrega”, explica Daniel.