weach-logo

Compra de carros deve ser impulsionada por marketing digital automotivo nos próximos meses

Marketing digital de performance garantem conversões nas vendas mesmo em períodos críticos e aumento de até 200% em faturamento na indústria automotiva (Weach/2022)

As vendas de automóveis cresceram 24% em julho em relação ao mesmo período no ano passado e 19% comparado a junho (Bright). O aumento tem a ver com os incentivos concedidos pelo governo, porém, a preocupação do mercado é de nova queda nos próximos meses. Quem entra como um dos protagonistas no cenário de vendas de carros é o marketing digital, que entrega às montadoras resultados impressionantes de conversão, principalmente em momentos de baixa expectativa como o que está por vir.

“Hoje, a jornada do consumidor de carro é 90% digital. O cliente quando entra na concessionária já está com tudo decidido e simulado na Internet, desde o modelo, cor, acessórios que vai querer e preço a pagar”, explica Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group, empresa de marketing de performance no ambiente digital especializada no mercado automotivo. “Antigamente, você tinha o jornal como grande aliado na busca por um carro novo e os testes físicos na loja eram determinantes. Hoje, o cenário é completamente diferente e o vendedor de loja só precisa dar um último empurrão”.

Segundo a Weach, entre 2021 e 2022, campanhas garantiram aumento no faturamento da indústria automotiva de 200%. Entre janeiro e março de 2022, os números de resultado de uma campanha para uma montadora chegaram a mais de 14 mil leads gerados, e destes, 4% se tornaram emplacamento de carros: mais de 450 veículos vendidos por meio de campanha em mídia digital. Isso significa média de ROAS (Return on Ad Spend/ Retorno sobre Investimento em Anúncio) de 26, ou seja, a cada 1 real gasto com mídia na Weach, voltaram R$ 26,00 para o anunciante.

Um dado mais recente, do mês passado, com outra fabricante, aponta a conversão em vendas de uma campanha de marketing digital de 5%.

“Um dos segredos para performance com números tão altos é a perenidade da campanha, que praticamente nunca sai do ar”, avalia Daniel.

O marketing digital assume esse papel fundamental ao preparar o cliente para a compra por meio de anúncios personalizados e ferramentas online avançadas, como montagem do veículo em 3D e simulador de preços. O acerto da audiência fica por conta do cruzamento inteligente de dados (programática), que encontra consumidores interessados em carros, de forma certeira.

A eles são apresentados anúncios de veículos desejáveis, recursos inovadores e promoções atrativas de forma segmentada em diversas plataformas online. O marketing digital, além de criar uma experiência envolvente, também permite que as montadoras e concessionárias compreendam melhor as preferências e necessidades dos consumidores, melhorando a eficácia de suas campanhas e otimizando o investimento em marketing.

“As campanhas de marketing digital com resultados de ROAs de 2 a 3 dígitos, normalmente são pensadas com fluidez em seu storytelling, e essa fluidez pode ser gerada com criativos assertivos e principalmente com inteligência de frequência nas suas entregas, passando por Brand safety, assertividade in target e viewability que são KPis que precisam ser garantidos na entrega”, explica Daniel.

O mercado de vendas de automóveis pode ter passado por uma alta impulsionada, mas, nos próximos meses, encontrar compradores dependerá bastante das melhores campanhas.

Mais destaques

Como utilizar Mídia Programática para alavancar o desempenho das suas campanhas

Um evento com jornalistas e publicitários dentro de um cofre?

Pesquisa revela percepção de consumidores com marcas e fake news